terça-feira, 15 de março de 2011

DICAS PARA NÃO DORMIM EM SALA DE AULA

Nos primeiros dias de aula é comum tanto alunos como professores estarem sonolentos, afinal o ano letivo começa e a rotina adquirida nas férias muda com as atividades escolares. Aquela falta de disposição, o travesseiro que parece chamar a pessoa de volta ao aconchego da cama e horário de verão que desnorteia, são fatores que alteram ou são consequência do relógio biológico do corpo humano o qual controla o sono.



Por que é tão importante ter uma boa noite de sono? Dormir bem ajuda na saúde física e mental. Na revista Seleções um artigo diz:


Enquanto dormimos, os sistemas do corpo são regulados, recuperados, limpos e restaurados por um exército de técnicos moleculares que os fazem voltar ao modo ideal de funcionamento. Novas informações que aprendemos são processadas, lembranças são organizadas e armazenadas e o sistema imunológico produz novas células protetoras para combater batalhões de agentes infecciosos. O hormônio do crescimento é produzido para recuperar tecidos lesionados (em adultos) ou construir tecidos novos (em crianças) e bloquear o efeito ruim do estresse.


E dormir bem ajuda a ter boa memória? Claro que sim!


Basicamente, a memória pode ser dividida em memória sensorial, memória a curto prazo e memória a longo prazo. A primeira tem a duração de meio segundo, sendo responsável pela primeira impressão da informação. A memória a curto prazo tem uma capacidade limitada, oscilando entre vinte e trinta segundos, assim boa parte da informação se perde.


Então como é possível que o aluno não perca boa parte das informações que aprendeu? Devem-se utilizar estratégias destinadas à informação e quiçá tem que se manter em mente, assim o aluno pode relacionar a nova informação com a que já possui. Quando ele dorme, essas associações e estratégias são armazenadas como informações importantes e organizadas em esquemas na memória de longo prazo.


Para os alunos que estão a fins de ter boas notas ou passar no vestibular e os professores cheios de energia para dar aulas, aí estão dicas:


Não tire o tempo antes de cair o sono com meditações e perguntas do tipo “por que”, “e se”, “como e onde” ou “será que”. Deite-se com o pensamento em dormir e deixe as meditações para de manhã a fim de que reforce os objetivos do dia e foque seus objetivos;


Se quiser passar no vestibular durma mais cedo, pode ser difícil, mas vale a pena. 28% dos jovens afirmam dormir em sala de aula, ficam desatentos e à noite tem o sono agitado. Estudos mostram que jovens que não dormem o suficiente podem sofrer depressão, fúria, uso de estimulantes e álcool, notas baixas e acidentes de carro.


Faça trabalhos mais cedo, nada de fazer algo noite à dentro pra talvez dormir. Acorde mais cedo, uma boa noite de sono aumenta a capacidade de concentração e faz com que faça o trabalho mais depressa e com maior acuidade.


Fontes:


MICHAUD, Ellen. Durma bem e viva melhor. Revista Seleções Reader’s Digest. RJ: Plural Editora e Gráfica. Março. 2009. P. 108-112.


SIERRA, Benjamín.; CARRETERO, Mario. Aprendizagem, memória e processamento da informação: a Psicologia cognitiva da instrução. In: COLL, C.; PALACIOS, J. & MARCHESI, A.; et alli. Desenvolvimento psicológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário